. JORNALISMO - FATOS SOBRE AS FAKE NEWS JORNALISMO - FATOS SOBRE AS FAKE NEWS ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

JORNALISMO - FATOS SOBRE AS FAKE NEWS

Ouça a Narração

Bem vindo à Forja. Vamos falar de Jornalismo. Fatos sobre as fake news

   

 Maneiras simples e descomplicada de identificar e combater as fake news.   

#fakenews


Se fala muito sobre fake news e há neste momento um nebuloso inquérito que supostamente pretende investigar e punir indivíduos acusados de disseminar esse tipo de conteúdo através das redes sociais, muito embora não exista no escopo legal nenhuma previsão que criminalize textualmente a divulgação de notícias falsas.    ..

Mas você saberia identificar a fake news de modo a não disseminá-la e até mesmo se proporia a combatê-la, caso se deparasse com uma?     

Neste artigo você vai descobrir que já há muito tempo tem sido vítima deste ardil, vai aprender como identificar, se proteger e eventualmente combater as fake news daqui pra frente. 

News é palavra inglesa que significa "novidade", também usada para designar a notícia e fake significa basicamente "falso" ou "feito para enganar". "Fake News" portanto se refere a Notícias Falsas.   

No Brasil, como na maioria dos países, existem empresas legalmente autorizadas concessões do governo, a explorar comercialmente as notícias como órgãos oficiais. A notícia é um produto comercial, produzido por um jornalista contratado e vendido como informação ao público em geral por essas empresas.    

Você precisa se certificar da origem da informação antes de classificá-la como uma notícia. Se não veio de um desses órgãos oficiais de imprensa que vendem notícias, então não é uma notícia e, mesmo que seja falso, não deveria ser chamado de "fake news". 

No inquérito das fake news um Ministro do STF classifica como notícia a troca de mensagens entre grupos do Whatsapp, um grave erro de princípio que tem levado a injustiças por erro de julgamento.  

Vamos identificar um caso claro de fake news como exemplo e mostrar qual a melhor maneira de lidar com este tipo de manipulação.  

O Grupo Terra desde 2018, quando se juntou em parceria ao Grupo Estado (Estadão) se tornou um órgão oficial de imprensa. No último dia catorze o Terra estampou a seguinte manchete assinada pelos jornalistas Fernanda Trissoto e Eduardo Rodrigues:   

"Melhora de rating retoma trilha do grau de investimento, diz secretário do Tesouro".    

A afirmação foi reproduzida por analistas contratados em diversos canais televisivos, enaltecendo as virtudes do pacote econômico do Ministro da Fazenda no atual governo. O próprio Fernando Haddad deu entrevista ao G1 da Rede Globo reafirmando "a elevação do rating".   

Veio de um canal oficial, portanto é notícia. Resta saber se a informação da notícia é verdadeira.   

Uma busca no site da S&P Global, nota da agência responsável pela avaliação do risco de crédito internacional dos países não diz isso. A nota diz claramente que os "ratings 'BB-/B' e 'brAAA' foram reafirmados", ou seja foram mantidos como estavam desde 2019 no ápice da pandemia.   

Não houve elevação do rating como disseram jornalistas e comentaristas econômicos. Na verdade agência condicionou uma futura elevação à manutenção das "políticas pragmáticas" adotadas por Paulo Guedes durante a gestão do Bolsonaro e mantidas pelo Presidente do Banco Central.  

A notícia é falsa. Portanto é uma Fake News.   

Agora que sabemos o que é uma fake news e como identificá-la, resta saber o que fazer em casos assim.

Vários grupos nas redes sociais, sobretudo no X-Twitter, Whatsapp e Facebook tem se reunido no intuito de se proteger contra a desonestidade de jornalistas do Consórcio.

Junte-se a estes grupos e sempre que perceber uma Notícia Falsa denuncie para que a informação verdadeira seja divulgada ao máximo nas redes.

Links para referências citadas neste artigo:   

Melhora de rating retoma trilha do grau de investimento, diz secretário do Tesouro (terra.com.br)
 ratings 'BB-/B' e 'brAAA' reafirmados, 14 de junho de 2023 | SP Global Ratings (spglobal.com)

JORNALISMO - FATOS SOBRE AS FAKE NEWS

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas