.

🌍 Use the Translator (By Google)


👍 Deixe um joinha nos comentários 😉

Política - Vai Anular Seu Voto Por Quê?

Sobre a estratégia de incentivar o voto nulo para favorecer quem não tem voto

Política eleitores são enganados


Circula na internet, uma campanha explícita pelo voto nulo em prol da anulação do pleito eleitoral e subsequente marcação de novas eleições, com novos candidatos, uma vez atingida a marca de 51% dos votos nulos com base no artigo 224 do Código Eleitoral.

Cuidado! O voto nulo não serve para nada inocente!

Quando muito, o voto nulo pode ajudar a acirrar a disputa aumentando as chances de candidatos com pouca representatividade e menor expressão, ou pior, pode aumentar as chances dos donos de currais eleitorais, dando oportunidade aos desesperados, quando o número de votos válidos for menor.
"[A Constituição Federal], em seu art. 77, § 2º, ao dispor sobre a eleição do Presidente, sob o sistema majoritário de dois turnos [02], estabeleceu que eleito estará aquele candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos, excluindo-se os nulos e os em branco.(...)
O dispositivo em comento (art. 224 do Código Eleitoral), ao se reportar a nulidade, está disciplinando hipótese de julgamento nesse sentido por parte da Justiça Eleitoral. Essa nulidade somente abarcará os votos válidos; portanto, não computados brancos e nulos, que estejam eivados de vícios que ensejam a anulação. Tais vícios que ensejam a anulabilidade da votação são apontados no art. 222 do Código Eleitoral, a saber: falsidade, fraude, coação, uso de meios de que trata o art. 237 [05], emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágio vedado por lei."
 Fonte:
Você não está proibido de anular seu voto.
Embora o comparecimento às urnas ou a devida justificação por ausência sejam obrigatórios, o voto no Brasil ainda é livre.
Mas se você resolver anular seu voto, é bom que pelo menos você saiba o que está fazendo.
Vote conscientemente. Não se deixe enganar.
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

Impeachment Especial - O Tripé da Denúncia (Parte I)

O primeiro pilar em que se fundamenta o pedido de impeachment: o erro da presunção de inocência A Doutora Janaína Paschoal, na defesa que...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas