.

🌍 Use the Translator (By Google)


👍 Deixe um joinha nos comentários 😉

Educação - O Maior Inimigo do Governo

O povo culto é realmente o maior inimigo do governo?


Conhecimento é inimigo dos políticos


Para que esta frase frequentemente atribuída a Jô Soares (se bem que já foi citada por outras pessoas em outros sítios da internet, inclusive em Portugal) não passe de um axioma improvável (me perdoem o pleonasmo), precisamos desenvolver um raciocínio que lhe dê alguma legitimidade. A recíproca da afirmação deveria ser provável.

O governo, por exemplo, teria de ser também inimigo do povo culto e fazer o possível para minimizar senão erradicar sua existência no país. Por outro lado o governo também teria os ignorantes como seus melhores aliados. Uma análise destas duas possibilidades talvez nos leve à conclusão sobre a veracidade ou não, daquela afirmação.

O Governo é o maior inimigo do povo culto?

A primeira indicação de um governo que veja o povo culto como um inimigo a ser anulado, seria colocar à frente da pasta da educação um inepto cercado de ignorantes. Aliás tal Ministro da Educação nem precisaria ser alguém com má formação intelectual e administrativa. Bastaria ser alguém alinhado com os propósitos e os planos de um governo que assumisse o povo culto como seu inimigo. Neste caso a prerrogativa de cercá-lo de gente ignorante, que só diga sim aos seus prováveis desmandos à frente da pasta, não poderia ser descartada.

Um governo assim deveria incentivar uma política de educação que não prestigiasse a qualidade da educação e menos ainda a de seus educadores. No entanto ainda teria de dar satisfação às exigências de resultados ditados pelos índices de avaliação do ensino. Daí surgiriam as verdadeiras ginásticas de um didatismo retrógrado e fracassado, que incluíssem a aprovação automática de alunos mal formados, culminando num sistema de bolsas e cotas que franqueassem o acesso destes docentes mal formados a universidade.

Como resultado disso, órgãos de pesquisas sérios como o IBGE poderia vir à público, numa perspectiva otimista, anunciar que cerca de 38% dos universitários sejam analfabetos funcionais. Isso numa perspectiva otimista, porque o IBOPE que usa o sistema do INAF, poderia alegar que os números chegassem a 50% de universitários que não conseguem compreender o que leem (sim, que leem, mas não entendem o que está escrito).

Juntando estas premissas talvez tivéssemos motivos para crer que um governo pudesse considerar o povo culto como seu maior inimigo.

Em nosso próximo artigo sobre #Educação pretendemos avaliar as implicações de um governo que pudesse considerar o povo ignorante como seu melhor aliado. Seria possível tal situação?
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

Impeachment Especial - O Tripé da Denúncia (Parte I)

O primeiro pilar em que se fundamenta o pedido de impeachment: o erro da presunção de inocência A Doutora Janaína Paschoal, na defesa que...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas