Pular para o conteúdo principal

Choose Your Language - by Google

Filosofando

A filosofia a favor do conhecimento
Parece persistir no julgamento popular a ideia de que a finalidade da Filosofia seja a de destruir as crendices atacando seus alicerces ideológicos. No entanto, ao figurarmos que a crendice nada mais seria do que a manifesta predisposição do crédulo em crer, precisamos compreender que não podemos promover o fim da crendice sem propor, ainda que sub-repticiamente, a extinção daqueles que se apresentam naturalmente inclinados a crer. Não é ensejo da Filosofia promover uma inquisição nos moldes do proselitismo medieval, impondo um juízo universal ao pensamento e condenando os renitentes ao ostracismo da indigência intelectual, não. Os jovens filósofos que parecem assumir para si esta missão quixotesca nada mais fazem do dar vida aos dragões que, sem a importância que lhes dão, não passariam de moinhos de vento.


A Filosofia pretende quando muito causar um salutar desconforto á crendice, induzindo ao crédulo a repensar as bases de suas convicções. Ao desequilibrar as bases do conformismo, justificado ou não, o criticismo filosófico tira as crenças da área de conforto monolítico em que se encontram, ao tempo que disponibiliza métodos e técnicas criteriosas que tornem o repensar dos ideais produtivo para quem se predisponha a entender suas motivações.

Sempre haverá a possibilidade de que, ao reavaliar criticamente os alicerces de suas convicções, alguém encontre razão para reafirmá-las. Mesmo que depois da análise crítica dos preconceitos adquiridos alguém possa reiterar racionalmente aquilo em que acredita, a Filosofia terá cumprido seu objetivo. O fazer pensar e pensar criticamente.

Vemos então o caráter construtivo da Filosofia, que contrasta com o senso comum de uma suposta  necessidade da destruição dos valores acumulados ao longo do percurso da humanidade.

A Filosofia quando encarada como um fim em si mesma fica reduzida ao fim que lhe derem, não contribuindo para a construção de nada novo. Mas, se vista com um meio de compreensão do que nos cerca e de nós mesmos inseridos neste contexto, a Filosofia é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia - O Fundo do Poço

No final de 2015, até meados de 2016, muitos torciam para chegarmos logo ao fundo do poço, na esperança de que, não tendo mais para onde descer, começássemos a subir. Os mais pessimistas avisavam que seria bom não encontrarmos um lamaçal que nos prendesse no fundo por muito tempo.

Justiça - Ineditismos

Mais uma vez o Judiciário se vê envolvido em polêmicas, sendo acusado de interferir no funcionamento do poder Legislativo. Uma acusação grave, que coloca em questão o princípio básico da autonomia dos poderes constituídos.

Artes - Desconstrução dos Mitos

Na medida em que as redes sociais se desenvolveram, aumentou as cobranças por um posicionamento político e ideológico, tanto das pessoas umas com as outras nos seus relacionamentos virtuais, quanto para com artistas nas suas relações com o público.