.

🌍 Use the Translator (By Google)


👍 Deixe um joinha nos comentários 😉

Ciência - Enigmas de Marte

Equipe liderada pelo Dr. Andrew Steele concluiu que Marte teria os elementos básicos da Vida.


Enigmas de Marte o Planeta Vermelho
Marte

A BBC Brasil* noticiou hoje (25/05/2012) que uma equipe de cientistas da Carnegie Institution for Science, com sede em Washington, encontrou "carbono reduzido" nos meteoritos e diz que o elemento foi criado por atividade vulcânica no Planeta Vermelho (o carbono reduzido é o carbono que está ligado quimicamente ao hidrogênio ou entre si). A partir desta e de outras análises a equipe liderada pelo Dr. Andrew Steele concluiu que o carbono encontrado nos meteoritos não são oriundos de contaminação pelo carbono terrestre, o que os levaria à conclusão de que Marte teria os elementos básicos da Vida.

O Dr. Steele chega a dar uma aula primária de biologia ao entrevistador dizendo que "sem o carbono os elementos da vida não podem existir (...) Então é o carbono reduzido que com hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio compõem as moléculas orgânicas da vida".

O que me surpreende, e eu admito que isso possa se dever a minha ignorância, é que ninguém ouse questionar a premissa básica de que os tais meteoritos tenham mesmo vindo de Marte.

Desde que a missão da sonda Viking nos enviou dados sobre a composição química da atmosfera marciana, os cientistas compararam esta leitura com o que obtiveram da análise dos meteoritos. Daí observaram a compatibilidade entre os dados colhidos e, mesmo sem conhecer a composição atmosférica de outros planetas ou de outros asteroides, decidiram que aqueles meteoritos só poderiam ser de Marte.

Tal conclusão cria um nó na minha cabeça, na medida em que eu não conheço nenhum meio em que um planeta possa lançar por si mesmo seus pedaços no espaço. Na Terra pelo menos o lançamento de objetos ao espaço exige cálculos complicados que incluem as força de empuxo e aceleração necessárias.

Para que um vulcão marciano pudesse lançar pedaços no espaço de modo que escapassem à gravidade até sair da órbita de Marte, ele teria de ter a configuração de um improvável "canhão supersônico", mesmo se levarmos em conta que a força gravitacional marciana seja equivalente a um terço em relação a da Terra. Nem o Monte Olimpo, o maior vulcão conhecido do sistema solar com seus impressionantes 620 quilômetros de diâmetro e 25 quilômetros de altura que fica justamente em Marte, seria capaz de tal proeza. A tendência natural seria de que as pedras lançadas por um vulcão permanecessem no máximo em órbita do planeta, restrita pela força gravitacional até cair de volta.

Além desta dificuldade existe a improbabilidade matemática de que, mesmo que Marte fosse capaz de lançar pedaços ao espaço, eles viessem cair justamente no colo de nossos pesquisadores, se levarmos em conta apenas a imensidão de nosso sistema solar.

Se pelo menos os meteoritos viessem com o carimbo da alfândega marciana, eu entenderia melhor a razão para tanta certeza por parte dos pesquisadores.

* Acesse aqui a notícia da BBC Brasil:
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

Impeachment Especial - O Tripé da Denúncia (Parte I)

O primeiro pilar em que se fundamenta o pedido de impeachment: o erro da presunção de inocência A Doutora Janaína Paschoal, na defesa que...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas