Pular para o conteúdo principal

Choose Your Language - by Google

Ciência - Enigmas de Marte

Cientistas Afirmam que Marte Tem elementos básicos da vida


Enigmas de Marte o Planeta Vermelho
Marte
A BBC Brasil* noticiou hoje (25/05/2012) que uma equipe de cientistas da Carnegie Institution for Science, com sede em Washington, encontrou "carbono reduzido" nos meteoritos e diz que o elemento foi criado por atividade vulcânica no Planeta Vermelho (o carbono reduzido é o carbono que está ligado quimicamente ao hidrogênio ou entre si). A partir desta e de outras análises a equipe liderada pelo Dr. Andrew Steele concluiu que o carbono encontrado nos meteoritos não são oriundos de contaminação pelo carbono terrestre, o que os levaria à conclusão de que Marte teria os elementos básicos da Vida.

O Dr. Steele chega a dar uma aula primária de biologia ao entrevistador dizendo que "sem o carbono os elementos da vida não podem existir (...) Então é o carbono reduzido que com hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio compõem as moléculas orgânicas da vida".

O que me surpreende, e eu admito que isso possa se dever a minha ignorância, é que ninguém ouse questionar a premissa básica de que os tais meteoritos tenham mesmo vindo de Marte.

Desde que a missão da sonda Viking nos enviou dados sobre a composição química da atmosfera marciana, os cientistas compararam esta leitura com o que obtiveram da análise dos meteoritos. Daí observaram a compatibilidade entre os dados colhidos e, mesmo sem conhecer a composição atmosférica de outros planetas ou de outros asteroides, decidiram que aqueles meteoritos só poderiam ser de Marte.

Tal conclusão cria um nó na minha cabeça, na medida em que eu não conheço nenhum meio em que um planeta possa lançar por si mesmo seus pedaços no espaço. Na Terra pelo menos o lançamento de objetos ao espaço exige cálculos complicados que incluem as força de empuxo e aceleração necessárias.

Para que um vulcão marciano pudesse lançar pedaços no espaço de modo que escapassem à órbita de Marte, ele teria de ter a configuração de um improvável "canhão supersônico", mesmo se levarmos em conta que a força gravitacional marciana seja equivalente a um terço em relação a da Terra. Nem o Monte Olimpo, o maior vulcão conhecido do sistema solar com seus impressionantes 620 quilômetros de diâmetro e 25 quilômetros de altura que fica justamente em Marte, seria capaz de tal proeza. A tendência natural seria de que as pedras lançadas por um vulcão permanecessem no máximo em órbita do planeta, restrita pela força gravitacional até cair de volta.

Além desta dificuldade existe a improbabilidade matemática de que, mesmo que Marte fosse capaz de lançar pedaços ao espaço, eles viessem cair justamente no colo de nossos pesquisadores, se levarmos em conta apenas a imensidão de nosso sistema solar.

Se pelo menos os meteoritos viessem com o carimbo da alfândega marciana, eu entenderia melhor a razão para tanta certeza por parte dos pesquisadores.

* Acesse aqui a notícia da BBC Brasil:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia - O Conto do Vigário

Ninguém sabe ao certo como começou nem a origem do nome. Mas quase todo mundo sabe como funciona o Conto do Vigário. Alguém aparece com a promessa de lucro mirabolante. E tudo o que se tem de fazer é um pequeno investimento para levar uma grande vantagem. O folclore popular conta a história de um vigarista que, há muito tempo, convenceu uma rica família carioca de que seria procurador dos herdeiros do francês que projetou o Cristo Redentor. E vendeu o para os ricaços, prometendo que eles passariam a ter os direitos sobre a visitação da estátua.

Economia - O Fundo do Poço

No final de 2015, até meados de 2016, muitos torciam para chegarmos logo ao fundo do poço, na esperança de que, não tendo mais para onde descer, começássemos a subir. Os mais pessimistas avisavam que seria bom não encontrarmos um lamaçal que nos prendesse no fundo por muito tempo.

Opinião - Cleptomania Não É Crime

Comecemos pelo óbvio. Embora a cleptomania não seja um crime, pode levar as pessoas a cometer um crime tipificado no código penal. Dependerá de um juiz aceitar ou não a alegação do distúrbio como atenuante, mas o fato é que, uma vez que a pessoa roube, ela cometeu um crime. Então vamos repetir para não perder o fio da meada: cleptomania não é crime, mas o ato de roubar mesmo quando provocado pela compulsão é.