. Opinião - "A Sociedade Despedaçada" Opinião - "A Sociedade Despedaçada" ~ Forja de Hefestos - Opinião Independente

🌍 Use Translator (By Google)

Opinião - "A Sociedade Despedaçada"

Lançada por Jean Paul Sartre, a expressão "Sociedade despedaçada" nunca nos coube tão bem


sociedade-despedacada

Desde que usada por Sartre, em sua defesa aos intelectuais, a expressão "sociedade despedaçada" foi usada em vários sentidos diferentes, por diversos setores da sociedade. Mas talvez nunca tão apropriadamente quanto no recente discurso proferido por David Cameron, Primeiro Ministro da Grã Bretanha. Ele declarou que "a sociedade despedaçada voltou ao topo da agenda [do governo]".

O Premier, que afirmara dias antes que "a cultura do medo não iria tomar conta das ruas" como tomou, assumiu depois um tom mais realista ao conclamar a sociedade organizada a buscar respostas para a recente onda de violência urbana que tem varrido  as principais cidades do Reino Unido. O próprio Primeiro Ministro se antecipou em apontar o que para ele seriam as principais causas da violência perpetrada na maioria dos casos por jovens das classes socialmente menos favorecidas. Mas, longe de assumir o mea culpa pela política econômica que tem promovido repetidos cortes nos gastos sociais de seu governo, Cameron optou por buscar os motivos em condições que a primeira vista estariam fora do âmbito estrito das políticas públicas adotadas, citando "a falta de disciplina nas escolas, crianças com pais ausentes e a cultura das "gangs" na Grã Bretanha" como causas prováveis.

As manifestações violentas devem ser rejeitadas em todas as instâncias em que se apresentem e em hipótese alguma podem ser justificadas, sejam por quais circunstâncias venham a acontecer. Após o conclame da sociedade pela busca de soluções, o Ministro, pretendendo dar uma satisfação a seus cidadãos, anunciou que reunirá os Ministros de Estado para delinear os termos da "guerra" que pretende travar "contra os jovens que promoveram o caos no país".

Este talvez seja apenas mais um equívoco a se somar a sucessão que tem se perpetrado desde o início das manifestações. Quem tem muito a perder não declara guerra contra quem já perdeu até a esperança. A história nos ensina que grandes potências bélicas já perderam guerras por conta do pedante desprezo da força encontrada no desespero de causa e na obstinação do oponente. As massas querem ser ouvidas e, embora tenham escolhido a maneira mais vil para se fazer notar, ainda não atingiram o objetivo a que se propuseram quando iniciaram sua caminhada destrutiva. A recusa em admitir as verdadeiras motivações dos motins na Grã Bretanha podem custar mais caro a já "despedaçada" sociedade britânica.

Curiosamente em 2005, quando rebeliões com as mesmas características explodiram na França, o renomado periódico londrino The Times, comprovando o dito popular de que "pimenta nos olhos dos outros é refresco", apontava os erros do governo francês vaticinando que "a pressão [sobre as minorias] veio crescendo por trinta anos e teria que fatalmente explodir em algum momento". Poderiam ter usado as mesmas lições em casa.
Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu Comentário será respondido em breve.

-

COMPARTILHE COM OS AMIGOS 🧡

POLÍTICA - A GUERRA NA UCRÂNIA

  Quem será o maior derrotado no conflito na Ucrânia? Haverá vencedores? O que dizem os especialistas? Hoje, dia 15 de março de 2022, se com...

Pesquise um Assunto🔎

Faça uma Doação 💲

Faça uma Doação 💲
Com o apoio de leitores como você muitas melhorias já foram feitas. Ajude a manutenção do site doando qualquer valor. Obrigado a todos. 💝

Chave PIX 🔑

forjaartpress@gmail.com

Seguidores 🙋‍♂️🙋‍♀️

Recomendados 📚

VALE A LEITURA 📖

Formulário de Contato✍

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas